Visões

Com os textos estudados, é notável a forma que o conceito de Interdisciplinaridade muda de um autor para o outro. Para POMBO:

“Falar sobre interdisciplinaridade hoje uma tarefa ingrata e difícil. Em boa verdade, quase impossível. Há uma  dificuldade inicial - que faz todo o sentido ser colocada - e que tem a ver com o facto de ninguém saber o que é a interdisciplinaridade. Nem as pessoas que a praticam, nem as que a teorizam, nem aquelas que a procuram definir.”
Ou seja, por mais que hajam vários conceitos sobre interdisciplinaridade, ainda ocorre de não saberem ao certo o que significa e para que serve. Com a inserção da interdisciplinaridade nos currículos por conta da Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394/96 e os Parâmetros, tem se tornado cada vez mais presente no cenário atual da educação brasileira.


Para JAPIASSU:
“A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”.
Um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) é a aplicação da interdisciplinaridade como meio de integração de disciplinas como matemática e geografia, por exemplo, na integração para a produção de um trabalho, onde contribui muito para o aprendizado do aluno.

“A interdisciplinaridade permite-nos olhar o que não se mostra e intuir o que ainda não se consegue, mas esse olhar exige uma disciplina própria capaz de ler nas entrelinhas. (Fazenda, 2000)”

Por isso, é de suma importância que o docente, ao trabalhar de uma maneira interdisciplinar tenha uma perspectiva que vá além do que está descrito nos PCN's, que ele faça o uso de metodologias que são adequadas para a proposta do trabalho interdisciplinar. É importante ressaltar que é possível trabalhar com disciplinas distintas e obter um ótimo resultado, fazendo com que assim, essa interação possibilite a concepção de um saber crítico-reflexivo para os discentes.




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